segunda-feira, 5 de maio de 2014

Dores: sinais da espondilite

Este fim de semana não foi agradável fisicamente. Tive imensas dores na zona da anca. A descoberta da minha doença começou pela anca. Em 2011 fiz uma caminhada de duas horas. No dia seguinte mal me podia mexer. Doía-me tudo. Contudo, pensei que se devia ao esforço que fiz pois não estava habituada a caminhadas longas. Passou um dia, uma semana, duas semanas e as dores continuavam mas na anca. Tinha dificuldades em me levantar, sentar e caminhar. Fui ao medico que me mandou fazer logo um raio x e uma ecografia que nada acusaram. Fiz uns comprimidos que aliviaram mas não chegou. Fui a medica de família que achou muito estranha essa dor. Mandou fazer um tac a coluna e levar duas injeções durante 7 dias. Ao fim dos 7 dias ainda tinha dores e fui novamente a medica de família que me encaminhou para um ortopedista que apenas referiu que tinha poucos reflexos do lado esquerdo. Tomei uma injeção e ao fim de 15 dias a dores voltaram. A medica de família aconselhou-me a ir a um reumatologista. Mandou-me fazer uma ressonância magnética e analises especificas. Uma delas foi ao HLB27. Ao fim de 15 dias tinhas os resultados: proteina c reativa bastante alta e o HLB27 positivo. O medico disse-me logo que por todas as dores que tinha, pelo exame físico realizado, pelos exames e análises estávamos perante um quadro de espondilite anquilosante. Para toda a vida mas controlável. Comecei logo a tomar anti-inflamatórios e a fazer piscina que me ajudou e muito na mobilidade. Hoje já não faço porque não tenho tempo e também não tenho disposição. No início era divertido porque não sabia nadar. Mas agora que sei tornou-se uma obrigação e lembra-me sempre que terei esta doença. Faço mal, sei que sim mas para já tenho tantas preocupações na minha cabeça. Desde que descobri a doença já tive dores nos joelhos (um deles está atrofiado), nos ombros e na coluna. Agora voltaram as dores na anca que segundo o reumatologista são preocupantes pois a anca é uma grande articulação e o desgaste da mesma pode levar a uma prótese. Felizmente o meu trabalho não exige andar com pesos nem a pé durante o dia. Contudo, estar sentada também não facilita pois tenho dores da posição. Tenho controlado as dores com airtal e ibuprofeno pois não quero tomar os imunosupressores que em tudo atrasam os planos de engravidar. Hoje fui a primeira consulta de acupuntura. Vou fazer essencialmente por causa do tratamento de fertilidade mas também para tentar ver como me pode ajudar na doença. O acupuntor também é osteopata e diz que através da osteopatia podemos conseguir bons resultados. Quarta regresso lá e logo verei o que ele diz.

Sem comentários:

Enviar um comentário