segunda-feira, 12 de maio de 2014

Temperaturas, ovulação e menstruação

Ando com a cabeça as voltas por causa das temperaturas basais. Já alguns meses que as tiro. Ou seja consiste em medir a temperatura via vaginal todos os dias à mesma hora. Está comprovado que após a ovulação (1/2 dias depois) estas sobem. No meu caso as temperaturas andam oscilantes há uma semana. Junto com outros sintomas podemos ter uma ideia do dia em que ovulamos. No meu caso já nem é tanto para ver quando posso fazer um teste de gravidez pois já sei que é difícil engravidar naturalmente. É mais para poder ter ideia de quando posso iniciar o meu tratamento.  O que acontece é que com a chegada da menstruação as temperaturas corporais descem. Quando voltam a subir e em conjuntos com o aspeto do muco cervical (se este for clara de ovo) e outros sintomas (como a tensão mamaria, por exemplo) podemos saber se ovulamos ou não. Claro que estes sintomas podem variar de mulher para mulher e requer a nossa atenção todos os ciclos menstruais para podermos ver se existe um padrão. No meu caso  antes da ovulação o meu muco/corrimento torna-se gelatinoso tipo uma clara de ovo e após a ovulação (1/2 dias depois) a minha temperatura sobe 0.3/0.4º e começo a sentir tensão mamária. Por vezes sinto também umas pontadas no fundo da barriga ou num dos ovários.Se a temperatura se mantiver alta ou subir três dias consecutivos podemos ter uma ideia mais ou menos objetiva do dia da ovulação. Contudo a minha temperatura subiu mas depois desceu e voltou a subir o que me faz ter dificuldade em saber quando ovulei. Hoje registei 37º de temperatura e desde sábado que ando com imensa tensão mamária. Contudo, pelo gráfico deveria ter ovulado na terça passada.  Não sei o que pensar. Sei que depois da ovulação a menstruação aparece-me 10 dias depois sendo esta fase chamada de fase lutea. Estava a fazer contas que a menstruação viesse na sexta feira, dia 16 de maio, para assim começar com as injeções de decapeptyl e depois gonal. Já comecei com o medrol na quinta mas só um comprimido ao almoço. Não sei ao certo para serve pois quando o medico receitou estava tão em baixo que nem perguntei. Se os mandou tomar é porque bem devem fazer no nosso caso...

Sem comentários:

Enviar um comentário